SECRETARIA DE AGRICULTURA PRESENTE NO SEMINÁRIO SOBRE A CULTURA DA MAMONA


 

Nos dias 28 e 29 de maio, representantes da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Econômico, Rui Miguel Barreto, Jânio Mendes e Voltaire Barbosa, juntamente com Pastor Joel (STR) e produtores rurais da Larga do Elói, estiveram presentes no “Primeiro Seminário de Políticas Públicas para o Plantio de Mamona no Seminário Baiano”.

Com mais de 200 participantes , a atividade aconteceu com o apoio da COOPERSERTÃO, Flem, Grupo Banco Mundial, Bahia Produtiva, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Governo do Estado da Bahia, e entidades e organizações de desenvolvimento da Agricultura Familiar.

O seminário aconteceu no município de Irecê, principal polo produtivo de mamona na Bahia, sendo abordados os temas ‘Cooperativismo – Organização, Gestão e Mercado’; As políticas direcionadas para o fortalecimento das oleaginosas’; Cenário do mercado da mamona na Bahia nos últimos quatro anos e aprimoramento sobre a metodologia de levantamento de safra’; A indústria da Ricinoquímica, entre outros.

De acordo com o último Boletim divulgado pela Conab, a safra 2017/18 de mamona prevê um aumento de área no país, alcançando 32,1 mil hectares, que representa acréscimo de 14,6% em relação à safra passada, que foi de 28 mil hectares.

Para a Bahia, maior produtor nacional desta cultura, estima-se que a área cultivada seja de 27 mil hectares, com a produção esperada de 17 mil toneladas. O cultivo da mamona se desenvolveu de maneira especial na microrregião de Irecê, composta por 19 municípios, intensificando o cultivo após o direcionamento para a produção de biocombustíveis.

Para o secretário Rui Miguel, o incentivo ao cultivo da mamona trará perspectivas de desenvolvimento para os agricultores jussarenses e suas famílias, incrementando a renda e fortalecendo a economia local.

 

Governo Desenvolvimento e Compromisso Social

Publicado em 28 de maio de 2018

Galeria

Outras Notícias

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DA OBMEP EM SEABRA

A Secretaria Municipal de Educação, através da gestão da Escola Municipal Professor Roberto Santos teve a honra de participar da cerimônia de premiaçã...

31 de julho de 2018 Leia mais

PREFEITURA ENTREGA PRAÇA HERCÍLIO DE ALMEIDA

E as comemorações pelos 56 anos de emancipação política de Jussara não param!

A entrega da Praça Hercílio Almeida, na rua Maria Alves ...

28 de julho de 2018 Leia mais

PREFEITURA INAUGURA A ESTRADA QUE LIGA JUSSARA À VILA DE RECIFE COM O "PEDALA MAIS"

Um dos momentos mais aguardados pela comunidade Jussarense finalmente chegou! A pavimentação asfáltica da estrada que liga Jussara à Vila de Recife foi inaugurada na sem...

26 de julho de 2018 Leia mais

PREFEITURA INAUGURA O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) DE JUSSARA

Em comemoração ao aniversário de 56 anos de emancipação da cidade, a prefeitura de Jussara, através da secretaria de saúde, inaugurou o CAPS - Centr...

26 de julho de 2018 Leia mais